Soteroprosa partiu da confluência de pessoas com formações, pensamentos e opiniões diferentes, e nem sempre convergentes, na construção de um projeto em comum. Nos unimos em torno de uma proposta: criar um espaço voltado para reflexão, abarcando o máximo de pessoas, com o objetivo de suscitar o debate sobre diversos temas.

Nossa proposta aqui é expor opiniões e reflexões sobre comportamento, sociedade, política, cultura, arte e literatura, temas da contemporaneidade inseridos no contexto das nossas formações. No entanto, busca-se, na medida do possível, sair da zona de conforto  para aventurar em “mares nunca antes navegados”, explorando múltiplos conteúdos. Em mundo cada vez mais repleto de informações desordenadas, o Soteroprosa arrisca-se a pincelar frações da realidade tornando-a menos caótica.

A menção feita à cidade de Salvador presente no nome do site é proposital. Com ela, buscamos demarcar uma posição, não apenas geográfica, mas em algum sentido próprio, ou seja, original.  Soteroprosa é um espaço para a circulação de um pensamento em terras baianas e nordestinas, mas que não se prenderá apenas a um “bairrismo”, pois se apresenta como ambiente para criação de reflexões sobre o resto do país e do mundo, algo que informalmente apelidamos de um soterocosmopolitismo: pensar o mundo que nos cerca a partir de onde estamos, sem recusas ao que se produz em outros lugares, preservando a nossa autonomia.

Cabe ressaltar que não pretendemos tornar o site um espaço de produção científica. Embora nossas trajetórias profissionais estejam em alguma medida relacionadas ao ambiente acadêmico, nosso objetivo principal é tornar nosso pensamento público, discutindo os mais diversos assuntos por meio de uma escrita que seja acessível a quem se interessar. A produção do Soteroprosa reflete as perspectivas e trajetórias individuais de cada autor, que visam discutir sobre os mais variados assuntos, de forma clara ao leitor.

A partir de tais desdobramentos,  ressaltamos que o Soteroprosa não possui afinidade ideológica, política e partidária, embora seus autores possam posicionar-se livremente, mas respeitando a independência do portal. Lembramos que não somos contrários a tais fins, mas fugiria ao nosso foco.

 

Saudações soteropolitanas!!!

RECEBA AS NOVIDADES

        PARCEIROS

© 2019 por Soteroprosa | Design por Stephanie Nascimento. Implementação e suporte por Wix.com.