Das ferramentas que vieram com a ascensão da internet, o podcast é um dos meus preferidos para consumir conteúdo. A mídia, que de forma simplória pode ser definida como “um programa de rádio na internet”, permite interações muito interessantes e é uma forma eficaz de aprender sobre determinado tema ou apenas entreter-se.
A dinâmica do podcast pode ser comparada com a dos vídeos, mas é mais imersiva, pois não conta com o recurso de imagem. À disposição do ouvinte estão apenas as vozes dos participantes e suas diversas nuances. É claro que essa forma de consumir conteúdo não é nenhuma novidade — vide a comparação com o rádio —, mas levar esse formato para a internet permitiu uma gama gigantesca de opções de conteúdo, ao contrário do espaço limitado das emissoras de rádio.
Há programas de todos os temas e formatos imagináveis, e essa é a grande sacada do podcast: não há regras específicas, desde que funcione para transmitir a mensagem desejada. O interessante dessa mídia é também dar voz a diferentes sotaques, um deleite para mim, que aprecio conhecer diferentes formas de falar.
Como vocês podem perceber, eu sou uma grande entusiasta do podcast, e decidi indicar os meus preferidos. Se você nunca ouviu um podcast, dê uma chance e permita-se aproveitar aquele engarrafamento chato de cada dia para conhecer pessoas e conteúdos incríveis. Aliás, os podcasts são ótimas companhias.
Vamos à lista:
Mamilos
Esse é um dos podcasts do portal Brainstorm 9 e tem como objetivo uma análise ponderada sobre temas atuais, tudo com muita empatia e respeito às opiniões diversas. Comandado por Ju Wallauer e Cris Bartis, o Mamilos traz o “jornalismo de peito aberto” para construir pontes. Esse é o tipo de podcast que dá um quentinho no coração em meio a tanto discurso de ódio que vemos por aí.
Curta Ficção
Essa dica é para aqueles que são escritores ou que se interessam pelo tema. Jana Bianchi e Thiago Lee falam sobre escrita, mercado literário e assuntos correlatos a esse universo. Há desde episódios mais técnicos, com dicas de escrita e narrativa, até bate-papos com convidados falando de suas experiências na área.
Pavio Curto
Você se interessa pelo mercado editorial, mas quer mesmo é saber das tretas? Então, o Pavio Curto é o programa ideal! Esse podcast é o mais novo derivado do Curta Ficção e conta com a participação, além da Jana e do Lee, das agentes literárias Gui Liaga e Taissa Reis. O primeiro programa já foi ao ar e está divertidíssimo!
EntreFicções
Esse foi o primeiro derivado do Curta Ficção e traz uma proposta bem diferenciada: a dramatização de um conto e entrevista com o(a) autor(a) do texto. O programa é comandado por Marvim Mota e permite uma imersão diferenciada no texto. Foi meu primeiro contato com o audiodrama e posso dizer que é diferente de tudo o que já tinha ouvido.
O Podcast é Delas
OPED é uma campanha anual criada por Domenica Mendes (do podcast Perdidos na Estante) e Rodrigo Basso (do Covil Geek) para incentivar a maior participação de mulheres na podosfera. Durante o mês de março, os podcasts participantes incluem em seus programas convidadas ou hosts mulheres. Mas, fora da campanha, há também o feed de O Podcast é Delas, com episódios sobre os mais variados temas com um ponto em comum: todos comandados por mulheres. Seguir OPED é uma ótima oportunidade para ouvir diferentes opiniões sobre variados temas.
Como vocês podem perceber, a maioria das minhas indicações são podcasts de literatura, pois esse é um tema que me agrada muito. Porém, podem ter certeza que é possível encontrar programas sobre qualquer tema. Querem conhecer podcasts novos ou quer ter essa experiência pela primeira vez? Baixem um aplicativo agregador de feed de podcasts (ou use o nativo do Google), pesquisem por assuntos que vocês gostem e divirtam-se!