Dê uma chance aos podcasts


Das ferramentas que vieram com a ascensão da internet, o podcast é um dos meus preferidos para consumir conteúdo. A mídia, que de forma simplória pode ser definida como “um programa de rádio na internet”, permite interações muito interessantes e é uma forma eficaz de aprender sobre determinado tema ou apenas entreter-se.


A dinâmica do podcast pode ser comparada com a dos vídeos, mas é mais imersiva, pois não conta com o recurso de imagem. À disposição do ouvinte estão apenas as vozes dos participantes e suas diversas nuances. É claro que essa forma de consumir conteúdo não é nenhuma novidade — vide a comparação com o rádio —, mas levar esse formato para a internet permitiu uma gama gigantesca de opções de conteúdo, ao contrário do espaço limitado das emissoras de rádio.


Há programas de todos os temas e formatos imagináveis, e essa é a grande sacada do podcast: não há regras específicas, desde que funcione para transmitir a mensagem desejada. O interessante dessa mídia é também dar voz a diferentes sotaques, um deleite para mim, que aprecio conhecer diferentes formas de falar.


Como vocês podem perceber, eu sou uma grande entusiasta do podcast, e decidi indicar os meus preferidos. Se você nunca ouviu um podcast, dê uma chance e permita-se aproveitar aquele engarrafamento chato de cada dia para conhecer pessoas e conteúdos incríveis. Aliás, os podcasts são ótimas companhias.

Vamos à lista:


Mamilos

Esse é um dos podcasts do portal Brainstorm 9 e tem como objetivo uma análise ponderada sobre temas atuais, tudo com muita empatia e respeito às opiniões diversas. Comandado por Ju Wallauer e Cris Bartis, o Mamilos traz o “jornalismo de peito aberto” para construir pontes. Esse é o tipo de podcast que dá um quentinho no coração em meio a tanto discurso de ódio que vemos por aí.


Curta Ficção

Essa dica é para aqueles que são escritores ou que se interessam pelo tema. Jana Bianchi e Thiago Lee falam sobre escrita, mercado literário e assuntos co