A Universidade é lugar de aprendizado!

August 5, 2019

 

 

 

 

O leitor, que deseja ingressar ou já está ingressando na Universidade, precisa ter em mente que o conhecimento é inesgotável! O que significa isso? A impossibilidade de aprender tudo durante a vida: sempre existe algo a mais, um excesso! Essa noção de que jamais abarcaremos o mundo abre a possibilidade de sempre continuar buscando. A vida é um eterno aprendizado! Nunca é tarde para dedicar-se a pensar sobre isso.


A Universidade é lugar de aprendizado! Não deve importar tanto o que você fez ou deixou de fazer lá fora. Por quê? Aqui terá acesso a muitas novidades; entrará em contato com novos conhecimentos que foram pesquisados, sistematizados por homens e mulheres que se dedicaram por muitos e muitos anos. Foi o desejo de aprender, de expandir intelectualmente e eticamente, que os moveram ao conhecimento. Logo, você terá a oportunidade de acessar essa inesgotável fonte de riqueza. Negligenciar tal fato é dar munição à ignorância, ao obscurantismo, ao desprezo pelo conhecimento acadêmico.


A Universidade é lugar de aprendizado! Basta ter humildade, caráter e bom senso de saber quais as dificuldades a ultrapassar. Pergunte-se: “quais lacunas tive na minha vida e o que preciso superar aqui? O desprezo pela leitura, escrita, incapacidade de falar corretamente? Como posso ir além da mediocridade? Como posso deixar de ser mediano, comum?”


A Universidade é lugar de aprendizado! Mas é preciso estudar, e não ficar apontando ou culpando o professor, a instituição, a família, o trabalho, o país, o colega pelas tuas dificuldades. Não coloque bodes expiatórios e explicações rasas e convencionais às tuas deficiências momentâneas! Não use subterfúgios sobre supostas ideologias que  o impedem de estudar. Não use muletas! Seja coerente e reconheça que precisa ser melhor do que isso. Eduque-se! Assuma o controle de sua própria existência!


A Universidade é lugar de aprendizado! Não deixe de ler, escrever, desafiar-se, questionar sobre tudo que está aprendendo. Persista mesmo ante os percalços. Você não pode ser só mais um; não pode ter uma opinião baseado em achismos, senso comum, conversa de botequim ou história de vida. É uma visão pobre.


Nobre leitor, o mundo está cheio de robôs obedientes, não pensantes, incapazes de refletir; meros reprodutores! É isso que deseja? Ou prefere tomar a postura de que o conhecimento requer ter coragem e força de vontade? Deseja ser só mais um estudante fútil, ávido por só passar na média? Chegar ao fim do curso e nunca ter lido livros e frequentado uma biblioteca? Não ter o hábito de participar de palestras, simpósios, congressos? Incapaz de avaliar sua escrita e leitura? Um analfabeto funcional? Uma pessoa desconectada da sua área e do mundo em que vive? Seja mais do que isso!


A Universidade é lugar de aprendizado! Por isso, supere as dificuldades, os entraves da sua realidade, do passado e no presente, e aproveite a oportunidade que a vida está te oferecendo. Seja uma pessoa melhor!!!

 

Fonte da imagem: https://prograd.ufms.br/ingresso/

 

Compartilhar
Please reload

RECEBA AS NOVIDADES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey G+ Icon

© 2019 por Soteroprosa | Design por Stephanie Nascimento. Implementação e suporte por Wix.com.