Nina. O terceiro filme da Araçá Filmes em menos de um ano. Local: Lauro de Freitas - Ba

October 30, 2019

 

 

 

A produtora audiovisual Araçá Filmes escolheu a cidade de Lauro de Freitas para ser cenário da sua terceira produção em menos de um ano, o filme Nina. No total a Araçá filmes está proporcionando cerca de 110 empregos diretos dentro do cinema e da economia criativa na região metropolitana de Salvador com o filme. Em um ano com a produção dos três filmes a produtora estimulou cerca de 457 empregos diretos em cidades como Salvador, Lençóis, Lauro de Freitas, Dourados e Ponta Porã no Mato Grosso do Sul e em Concepción, Pozo Colorado, Filadelfia e Marachal Estigarribia no Paraguai.

 

Com mais de 21 anos de experiência, a Araçá Filmes possui um catálogo de mais de 40 obras produzidas. Produziu o filme "Estranhos" (prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Pernambuco em 2009), Co-produziu os filmes "Jardim das Folhas Sagradas" com direção de Pola Ribeiro (Prêmio de Melhor Fotografia no 4º Los Angeles BrazilianFilm ), "Brilhante" de Conceição Senna, "Capitães de Areia" com direção de Cecília Amado (Grande prêmio do cinema Brasileiro em 2012, Melhor Trilha Sonora no Festival Internacional de Cinema de Punta del Este e o Prêmio de Melhor filme no Los Angeles Brazilian Film em 2012). Sendo uma das principais produtoras cinematográficas da Bahia e do nordeste brasileiro.

 

Segundo a APC (Associação de Produtores e Cineastas da Bahia ) o mercado audiovisual na Bahia vem crescendo a 8% ao ano. Atualmente existem 570 produtoras baianas registradas na ANCINE (Agência Nacional de Cinema). Essas produtoras, nos últimos 10 anos trouxeram R$ 145 milhões em verba federal para investir no estado, movimentando a economia criativa gerando anualmente 7 mil empregos diretos e indiretos. Nina é uma obra de suspense e drama, no qual apresenta a história de uma jovem frágil que vive a angústia da espera por um transplante de órgão ao mesmo tempo em que presencia a morte de sua mãe, em sua própria casa. O longa é uma realização da Araçá Filmes, com direção de Paulo Alcântara, roteiro e produção associada de Samuel Machado, direção geral de Solange Souza Lima Moraes e distribuição do Wilson Feitosa através da Europa Filmes. É a primeira vez que uma distribuidora de âmbito nacional, a Europa Filmes, aposta em uma produção baiana através do sistema de financiamento PRODAV 6 da Agência Nacional de Cinema.

 

Para Wilson Feitosa, diretor da Europa Filmes “a criação, pela ANCINE, da linha de investimento regional do Fundo Setorial Audiovisual principalmente no sistema SUAT (Sistema Automático) onde a distribuidora escolhe o projeto que vai investir, sem precisar da análise dos especialistas da Agência, fez com que os www.aracafilmes.com.br distribuidores, que na maioria estão sediados no eixo Rio São Paulo, abrissem os olhos também para as produções regionais. O que não nos furta de fazermos a nossa própria análise, e aí pesa , roteiro , diretor, elenco e acima de tudo uma produtora no qual você sabe que vai entregar o filme que prometeu, e todas estas qualidades, nós vimos no Projeto “ Nina”. Por estas e outras razões também de afinidades, nos sentimos honrados em estar juntos nesta empreitada. Estão no elenco do filme Nelson Freitas, Marcos Pasquim, Ingra Liberato, Heraldo de Deus, Caco Monteiro. Como seu primeiro longa-metragem a atriz ilheense Raíra Machado interpretará Nina.

 

Atualmente, a Araçá Filmes está no processo de pós-produção do filme"A Pele Morta" que dialoga com as entranhas da América Latina. O longa é uma homenagem cineasta Geraldo da Rocha Moraes, falecido em agosto de 2017, tem como direção Bruno Torres e Denise Moraes. Em 2020 a Araçá se prepara para estrear o filme "Longe do Paraíso" de roteiro e direção de Orlando Senna, o qual foi filmado em Salvador e Chapada Diamantina. A diretora da Araçá, Solange Souza Lima Moraes, uma das referências do cinema brasileiro, atuou na produção de diversos filmes como: Tieta de Cacá Diegues, foi diretora de Produção do filmes "Filhos de João Retrato de um Brasil Musical" (prêmio especial do júri e prêmio júri popular no Festival de Cinema de Brasília, em 2009), e também foi responsável pela produção em Salvador do clip “They Do Not Care About Us”, de Michael Jackson, dirigido por Spike Lee. Segundo Solange Souza Lima Moraes, “produzir o Nina é um desafio, pois é a primeira vez que a produtora trabalha com um filme que o distribuidor é parceiro desde o primeiro momento. Pensando junto ao produtor e o diretor toda a estrutura para termos um filme com êxito na produção, pensando no público em potencial para o mesmo. Estamos muito felizes e poder ampliar o horizontes da nossa produtora. Acreditamos que teremos um bom produto e que essa parceria se amplie para outros projetos.

 

O filme Nina conta com o financiamento da ANCINE (Agência Nacional de Cinema) e com o apoio da Prefeitura Municipal, Superintendência de Turismo e o Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas e Água Mineral Me Leve. 

 

Araçá Filmes Tulani Silva Nascimento: 71 986601654

 

 

   

Compartilhar
Please reload

RECEBA AS NOVIDADES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey G+ Icon

© 2019 por Soteroprosa | Design por Stephanie Nascimento. Implementação e suporte por Wix.com.