CRÔNICA- BURACOS DO PAÍS

August 24, 2020

           

 

Hoje, um brinde ao intelectual que caiu. Andou pela rua como cachorro vagabundo e tropeçou nos buracos do país. Buracos abertos de bala. Buracos cortantes. Buracos tão arrombados que nenhum meio de transporte consegue manter o seu eixo sem precisar se realinhar. Os buracos estão no passeio e no asfalto. Os buracos estão por tudo quanto é lado.

 

Os buracos do país são incontornáveis, é necessário fechar os buracos com o melhor concreto possível. Mas como se todo o cimento é uma ilusão? Eles dizem que estão reformando o país. É mentira. O intelectual está dizendo pelos cantos que eles estão furando ainda mais os buracos.

 

Mas quer saber? Está todo mundo meio arrombado mesmo. Muita gente se estrepa nos buracos do país. E os telejornais clamam: há buracos bem no meio do país. Não tem um sujeito que não falem deles. Mas falar é fácil. Sempre foi.

 

Eu sou uma intelectual que todo dia cai nos buracos do país. Eu não queria estar falando sobre eles aqui agora. Ainda acredito que exista um meio de sair do fundo do buraco. Acredito sim. Primeiro é preciso uma corda para gente segurar bem firme e depois escalar com toda a força do corpo.

 

Mas às vezes o corpo não aguenta. O corpo é frágil. O corpo do país. O meu corpo. Tudo é tão frágil. Não sei o que eu faria se eu caísse no buraco. Talvez eu pedisse para me enterrarem. Talvez o socorro chegasse a tempo.

 

Ontem eu tropecei no buraco do país. Minha perna direita encostou na entrada dele, já a esquerda me firmou do lado de fora, porém, saí com um grande hematoma no calcanhar de Aquiles. O país está matando a minha geração e a gente só tem levado no meio do buraco.

 

Eu queria gritar para o mundo “somos um bando de fodidos” e de fato estamos.  O buraco é aqui e agora, a gente que lute para não cair nessa cova rasa. Enquanto isso, continuo andando com medo de mais um buraco, mas é preciso seguir em frente, mesmo que tropegamente.

 

Imagem de capa:  Charge  de  Clóvis Cabalau, originalmente publicada em "O estado do maranhão", em 30/05/2019, link <https://imirante.com/oestadoma/imagens/2019/05/29/1559167194-948346793-747x429.jpg>

Compartilhar
Please reload

RECEBA AS NOVIDADES

        PARCEIROS

© 2019 por Soteroprosa | Design por Stephanie Nascimento. Implementação e suporte por Wix.com.