A COVID-19, o fechamento de uma grande ótica em Salvador e a Análise SWOT


* Por Carina Costa dos Santos


Recebi um comentário no meu canal do YouTube e através deste artigo vou fazer a devida contextualização sobre o tema e responder a seguinte pergunta do seguidor.


Como a pandemia do Covid-19 afeta os Planejamentos Estratégicos Organizacionais sendo que as organizações não previram essa situação?


A pandemia não afeta os Planejamentos Estratégicos Organizacionais e sim o desenvolvimento das organizações. Esse desenvolvimento está inteiramente associado à capacidade que as organizações têm de mudar e de se adaptarem às mudanças do ambiente interno e externo.


Mas para continuar, é importante abordar o que é Planejamento Estratégico e o que é Plano Estratégico.


Planejamento Estratégico é um pensamento, um exercício intelectual feito, de forma participativa, com a alta direção e pessoas-chave da organização. O exercício inicia-se com debates, construção e compartilhamento de conhecimentos para pensar o futuro da organização. É nesta fase, que se constrói os principais elementos: missão, valores, visão de futuro, objetivos estratégicos, metas, indicadores e plano de ação.


Já o Plano Estratégico é um documento, nele vai conter, de forma estruturada, todos os elementos construídos na fase de Planejamento. No entanto, para alcançar os objetivos, visão de futuro e acompanhar o desenvolvimento organizacional, é imprescindível que a organização execute e faça a gestão desse Plano.


É fato que a pandemia Covid-19 afetou e continua afetando inúmeras organizações e suas partes interessadas. Entenda as partes interessadas, funcionários, fornecedores, parceiros, investidores, clientes, o dono da empresa, entre outros. Diante deste cenário, o uso da Análise SWOT é extremamente valiosa para planejar ações estratégicas e tomar decisões.


Mas o que é Análise SWOT?


É uma ferramenta utilizada para fazer o diagnóstico organizacional, cuja a sua estrutura está dividida em dois ambientes:


Interno: tem-se forças e fraquezas que são fatores das quais a organização pode controlar. Enquanto as forças são capazes de ajudar o desenvolvimento organizacional, as fraquezas são capazes de atrapalhar.


Externo: tem-se as oportunidades e ameaças que são fatores atuais ou possíveis de acontecerem, das quais a organização não controla. Porém, as oportunidades, se adequadamente aproveitadas, podem ajudar o seu desenvolvimento organizacional. Já as ameaças, se não tiverem os seus impactos neutralizados ou minimizados, podem prejudicar esse desenvolvimento.


A partir do conceito da Análise SWOT, fica perceptível que a pandemia é uma ameaça e que ela gera vários impactos que afetam o desenvolvimento da maioria das organizações e suas partes interessadas. Porém, a organização precisa analisar a sua situação e planejar ações estratégicas como:


  • usar as suas forças para reduzir ou neutralizar os impactos da ameaça da pandemia;

  • eliminar ou minimizar as fraquezas que tornam o seu ambiente interno mais vulneráveis aos impactos da pandemia;

  • usar as suas forças para aproveitar as oportunidades do ambiente externo;

  • potencializar as suas forças e se reinventar diante das oportunidades;

  • desenvolver novas forças para se fortalecer diante dos impactos gerados pela pandemia.


Então, quais os impactos da pandemia e como ela afeta o desenvolvimento das organizações?

Abordo aqui os impactos causados na Rede Óticas Opção, empresa baiana especialista em óculos de grau.


  • paralisação das vendas porque as lojas estavam fechadas;

  • perda de faturamento da empresa;

  • endividamento com despesas elevadas dos aluguéis das lojas, prestadores de serviço, pagamento de insumos e matéria prima sem faturamento da empresa;

  • suspensão da logística interestadual de fornecedores de outros estados que confeccionavam as lentes oftálmicas;

  • demissão de funcionários;

  • fechamento, definitivamente, da Rede Óticas Opção.


A empresa estava no mercado há mais de 15 anos. Porém os serviços das Óticas não foram enquadrados como serviços essenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diante da situação, a empresa não conseguiu se adaptar às mudanças do ambiente interno e externo advindas da Pandemia Covid-19, e noticiou, em maio de 2020, o encerramento das suas atividades, 08 lojas distribuídas entre Salvador e Lauro de Freitas e também um laboratório de lentes próprias. Diante do exposto, podemos deduzir que uma das partes interessadas, impactada diretamente, foram os funcionários que ficaram desempregados.


Infelizmente quando uma organização fecha as portas ela deixa de se desenvolver e este evento influencia de forma negativa a vida de funcionários, fornecedores, parceiros, investidores, clientes e, principalmente, o dono da empresa.


A pandemia gerou algum impacto para a sua organização ou a organização em que você trabalhou ou trabalha? Você foi afetado de alguma forma? Conta aqui nos comentários.


* Autora do livro "O Segredo Revelado da Análise SWOT. Pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competências, pela UFBA; Gradauda em Computação pela UFBA e Graduada em Redes de Computadores pela UCSAL. Instagram: @carinac.santos


Link da imagem: https://simulare.com.br/blog/planejamento-estrategico-para-alcancar-metas-e-sonhos/


Referências

Encerramento das atividades por força maior - UOL. Disponível em: https://fw.atarde.uol.com.br/2020/05/202052019593544_comunicado-oticas-opcao.pdf. Acesso em 06 de julho de 2021.

SANTOS, CARINA COSTA DOS. O Segredo Revelado da Análise SWOT. Do Diagnóstico Organizacional à Formulação das Estratégias. Auto Publicação. Edição 1ª, 2019.



15 visualizações0 comentário