'A Vida é Sonho' - Cineastas baianos lançam roteiro de longa-metragem com temática LGBTQIA+


*Por Tarcíla Mendes



A vida é sonho e pode ser mais leve, mais acolhedora e mais livre. Este é o sentimento que o casal de cineastas baianos Edson Bastos e Henrique Filho, sócios da Voo Audiovisual, pretende inspirar com o roteiro do longa-metragem de ficção ‘A Vida é Sonho’, desenvolvido com apoio financeiro do Programa Aldir Blanc Bahia. O projeto promove, no dia 02 de abril, uma live onde será abordado o processo de desenvolvimento do roteiro com a participação dos profissionais envolvidos e, no dia 03 de abril, uma oficina gratuita de roteiro.


A vida é sonho conta a história de Júnior, um adolescente de 18 anos, nascido em Ipiaú, Bahia, onde é reprimido sexualmente e se vê diante da não aceitação de sua família. Então, foge para a capital baiana em busca de liberdade, se descobre no universo LGBTQIA+, e é desafiado a romper diariamente preconceitos impostos pela cultura heteronormativa. Sua jornada traz seus dramas e as alegrias de suas descobertas, mostrando a superação do protagonista e a liberdade por ele conquistada.

O roteiro nasce em um momento em que, apesar dos avanços jurídicos, o Brasil figura como o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Queers, Intersexuais, Assexuais). Além disso, a Bahia não é um estado que se destaca em relação às narrativas audiovisuais que versem sobre o tema. Logo, a história de ‘A Vida é Sonho' busca fortalecer e encorajar o universo simbólico e a luta urgente pelos direitos e pela vida.

Edson e Henrique explicam que este projeto contém diversas de suas vivências pessoais. Juntos há 12 anos, ambos são nascidos na cidade de Ipiaú e sofreram homofobia durante a infância e adolescência. “Trata-se de uma história dramática, romântica, musical e cômica. Um filme divertido e que conta uma história universal, mas com a forma baiana de falar, pensar e ser. Busca, principalmente, o diálogo com aqueles que estão vivendo situações narradas pelo filme. É sobre se reconhecer na tela, se sentir amparado, ter orgulho de sua comunidade e encontrar a felicidade em ser quem é. O filme pretende mostrar a necessidade do sonho para buscarmos viver a vida com mais leveza, pois a luta por igualdade de direitos é diária”, explicam os roteiristas.


Foram três meses desenvolvendo as etapas de escrita do roteiro até chegar ao primeiro tratamento. Durante esse processo, os roteiristas contaram com a consultoria do especialista Gildon Oliveira, experiente profissional da dramaturgia para Teatro, Cinema e Televisão. A equipe soma outros profissionais que atuaram durante o desenvolvimento do roteiro, como as assistentes de direção Lilih Curi e Johsi Varjão; os consultores, João Hugo e Amana Casas; o revisor, Vércio Gonçalves; a assistente de produção, Laísa Eça; o tradutor Daniel Martins; e a designer Kaula Cordier.

“Percebemos ‘A vida é Sonho’ como um projeto com potencial de grande público quando for filmado, pois foi desenvolvido por pessoas que possuem vivência sobre a cultura LGBTQIA+, o que cria conexão com os espectadores. O roteiro une interior à capital e desenvolve uma narrativa contemporânea, com problemáticas do nosso tempo, mas trazendo um desfecho inspirador”, comemoram os roteiristas. Agora, com o retiro pronto, pretendem buscar financiamento para gravar o filme.


O roteiro de ‘A Vida é Sonho’ será divulgado no site www.vooaudiovisual.com.br e ficará disponível para apreciação do público entre os dias 09 e 16 de abril.

Vagas para Oficina gratuita de Roteiro + Live com a equipe

Além do roteiro, o projeto “A Vida é Sonho’ transborda as suas metas e busca multiplicar o conhecimento e as percepções deste processo para profissionais e estudantes e demais interessados na sétima arte.

Assim, no dia 02 de abril, às 19 horas, será realizada uma live sobre o desenvolvimento do roteiro do longa-metragem, com participação de Edson Bastos, Henrique Filho, do consultor de roteiro Gildon Oliveira, da psicóloga Amana Casas e do gestor da Casa Aurora João Hugo. O bate-papo será transmitido no perfil da Voo Andiovisual no Instagram @vooaudiovisual.

No dia seguinte, 03 de abril, de 14h às 17h, os cineastas realizarão uma oficina gratuita de Roteiro, com vagas prioritariamente direcionadas para o público LGBTQIA+ do interior da Bahia. Interessados devem se inscrever pelo Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-roteiro__1166293

O desenvolvimento do roteiro de 'A vida é sonho' tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Sobre os roteiristas

Edson Bastos – Cineasta de Ipiaú-BA, mestrando pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (Pós-Cultura/IHAC/UFBA). Especialista em Audiovisual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Ví­deo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Integrante do Grupo de Pesquisa: Cultura e Subalternidades “Epistemologias da Subalternidade no Cinema Brasileiro Contemporâneo (Pós-Cultura/IHAC/UFBA). Sócio-administrador da Voo Audiovisual. É roteirista, produtor e diretor dos curtas Veras (2006), Joelma (2011), Cine Éden (2013), É proibido menino calçado entrar na escola (2013) e Astrogildo e a Astronave (2016). Dos longas A professora de música (2016), Dr. Ocride (2018) e Cinema de Amor (2019). Também é Produtor Executivo e Diretor Artístico do Festival de Cinema Baiano - FECIBA (2011-2016 e 2021) e Circuito Cine Éden (2014, 2017 e 2020).

Henrique Filho – Cineasta de Ipiaú-BA, graduado em Comunicação Social na Universidade Estadual de Santa Cruz. Dirigiu O filme de Carlinhos (2014) - mais de 30 festivais nacionais e internacionais, participante da Short Film Corner do 68th Festival de Cannes, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e vencedor de 08 prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator no Curta Vale 2014, além de Melhor Filme de Ficção no 4º Macaé Cine, Melhor Curta de Ficção no I Festival de Cine de los Cerros Valparaíso 2014 (Chile). Diretor, Roteirista e Montador dos longas-metragens “Dr. Ocride” (2018), eleito Melhor Longa Baiano pelo Júri Jovem e Melhor Longa Baiano pelo Júri APC BAHIA - Troféu Marielle Franco no XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema e de “Cinema de Amor” (2019), ganhador de 03 prêmios no XV Panorama Internacional Coisa de Cinema: Melhor Longa Baiano – Júri APC, Melhor Longa Baiano – Júri Jovem (Troféu João Carlos Sampaio) e Melhor Longa Baiano – Júri Oficial.



SERVIÇO: Live Bate-papo sobre o Desenvolvimento do Roteiro do Longa-metragem A vida é sonho Data: 02/04 Local: instagram @vooaudiovisual Participação: Edson Bastos, Henrique Filho, Gildon Oliveira, Amana Casas e João Hugo. Oficina gratuita de Roteiro Com Edson Bastos e Henrique Filho Data: 03/04,de 14h às 17h Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/oficina-de-roteiro__1166293 Divulgação do roteiro De 09 a 16/04/2021, no site da voo: www.vooaudiovisual.com.br

* Tarcila Mendes é Assessoria de Comunicação . Contato - (73) 99166-6450

Foto: Foto: Acervo pessoal



12 visualizações0 comentário