top of page

CHATGPT E TEXTO MÁGICO: Inteligência artificial pode substituir a escrita humana?



As possibilidades da Inteligência Artificial estão batendo à nossa porta, se apresentando cada vez mais próximas à realidade cotidiana. Empregadas para trazer diferentes soluções, seus usos agora adentram com maior força no campo da escrita criativa humana.


Já existem, há um bom tempo, sites que elaboram textos, de acordo com temas solicitados e até a construção de chamadas criativas com fins de publicidade e propaganda, como a ferramenta Texto Mágico do site de edição de imagens, Canva. Porém, agora, as possibilidades se tornam mais pulverizadas e potencializadas.


O ChatGPT é a novidade do momento e está assustando até mesmo a enorme e dominante Google, uma empresa que invadiu tão prontamente nossa cultura que até virou verbo na língua inglesa e terminologia no português (“dar um google”). Em um comentário na rede social, Paul Buchheit, criador do Gmail, acredita que ChatGPT pode acabar com o Google e todo o formato de “páginas de busca”. Mas será isso real?


ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial criada pela OpenAI que é capaz de gerar textos e responder perguntas em uma variedade de tópicos. Ele foi treinado usando milhões de exemplos de texto da internet e é capaz de produzir respostas que são precisas e relevantes. Embora ChatGPT seja uma ferramenta poderosa, ele ainda tem limitações e não é capaz de substituir completamente a escrita humana.


Quando se trata da automação da escrita, é importante considerar as implicações éticas e sociais que podem resultar da utilização de ferramentas como ChatGPT. Por exemplo, existe o risco de que a produção de conteúdo automatizado possa prejudicar a economia da escrita, já que pode haver menos demanda por escritores humanos. Além disso, ferramentas como ChatGPT podem perpetuar preconceitos e discriminação, já que elas só são tão boas quanto as informações que recebem durante o processo de treinamento.


No entanto, também há muitas aplicações positivas para ferramentas de automação comandadas por inteligência artificial, como ChatGPT. Por exemplo, elas podem ser usadas para ajudar a produzir conteúdo rapidamente e de forma eficiente, o que pode ser particularmente útil em situações de emergência ou quando há uma grande demanda por informações. Além disso, ferramentas como ChatGPT podem ser usadas para ajudar a traduzir o conteúdo de um idioma para outro, o que pode ajudar a promover a comunicação entre pessoas de diferentes países e culturas.


Em resumo, ChatGPT é uma ferramenta poderosa de inteligência artificial que pode ser usada para ajudar a produzir conteúdo e responder perguntas. No entanto, é importante levar em consideração as implicações éticas e sociais da utilização de ferramentas de automação comandadas por inteligência artificial e considerar cuidadosamente como elas podem ser usadas de maneira responsável e ética.


Enquanto isso, a escrita humana continua sendo uma forma valiosa de comunicação e expressão, e é importante preservar sua importância na sociedade, afinal, parte desse texto foi escrita por mim, mas outra parte foi feita pelo ChatGPT. Consegue perceber a diferença?


FONTE:


92 visualizações5 comentários

5 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Eu tive que ler duas vezes pra perceber a diferença. Ao final do texto quando tu fez a pergunta eu sinceramente não enxerguei de primeira nada de discrepância. Mas na segunda já deu pra ver a sutileza da inteligência na ultima metade do texto.

Like

carlosobsbahia
carlosobsbahia
Feb 10, 2023

Pelo que entendi,é um google vitaminado,porém,muito mais perspicaz,digamos assim. Não tenho receios,por enquanto,que ele possa substituir a subjetividade humana,como Jorge comentou aqui também

Like
Replying to

Mas conseguiu descobrir qual é a minha parte?

Like

Jorge A. Ribeiro
Jorge A. Ribeiro
Feb 09, 2023

O fato de não ter percebido a diferença entre o texto do GPT e o seu reforça os avanços das IA's em realizar tarefas que nós humanos fazemos, com uma similaridade e qualidade cada vez maiores. Não acho que a tecnologia humana seja substituível (nesse caso, a escrita), dado que as IA's ainda não são capazes de reproduzir plenamente nossa capacidade subjetiva. Mas a similaridade assusta, ainda assim.

Like
Replying to

Mas conseguiu descobrir qual a minha parte e da máquina?

Like
bottom of page