top of page
Foto do escritorPaula Dultra

UM PASSO PARA TRÁS É DAR DOIS PARA FRENTE?




Já parou para pensar nas desculpas que inventamos para não mudar nada em nossas vidas? Não seguir a dieta, não terminar aquele livro, não ligar para quem a gente ama... Se para essas coisas simples já encontramos tantas razões para desistir, o que dizer de algo maior? Como decidir, por exemplo, que é hora de correr atrás de um sonho antigo aos 40 e poucos anos?


Pois é, essa fui eu. Inventando desculpas mil para não realizar meu desejo de estudar Psicologia. Sempre havia um motivo: já tinha uma graduação, não tinha tempo, enfrentei o câncer duas vezes, precisava trabalhar… E enquanto isso, eu via outras pessoas vencendo suas batalhas, conquistando diplomas, equilibrando vida pessoal, trabalho, filhos, e pensava: “Por que eu não consigo?”


Mas um dia, a chave virou dentro de mim. Aos 43 anos, decidi que era hora de parar de assistir à minha vida passar e me matriculei na faculdade de Psicologia. Mesmo me sentindo velha demais, mesmo achando que talvez fosse tarde, eu me dei uma chance. E quer saber? Foi a melhor decisão que tomei!

Sim, estou mais cansada do que nunca. Há momentos em que o peso da idade e das responsabilidades parece triplicar. Mas a cada dia, descubro que o cansaço não supera o brilho nos olhos de quem está aprendendo, de quem está crescendo. As experiências, os encontros, os desafios... Isso não tem preço.


Claro, continuo reclamando de vez em quando. Será que algum dia a gente para? Acho que não. E, na verdade, espero que não! Quero seguir até meu último suspiro sendo inquieta, curiosa, aquela pessoa chata que nunca desiste de realizar seus sonhos.

E o que decidi agora? Vou me entregar de corpo e alma a essa nova jornada e me tornar a profissional que sempre sonhei ser. Porque, afinal, a vida é curta demais para viver esperando. E o melhor está sempre por vir.


E sabe o que mais? Aprendi que dar um passo para trás só faz sentido se for para pegar impulso e saltar ainda mais longe, muito à frente. Porque cada recuo traz uma força escondida, uma energia guardada que nos impulsiona a voar.

29 visualizações1 comentário

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Que a energia para viver e realizar perdure sempre

Curtir
bottom of page