top of page

A IA ESTÁ CRIANDO PROTEÍNAS QUE NOS AJUDAM A COMBATER O CÂNCER E A RESISTÊNCIA BACTERIANA


ree

No meu texto da semana passada (clique aqui), trouxe um aspecto eticamente questionável do uso da IA na Ciência, e para que vocês saibam que não existem verdades absolutas, a IA não é de tudo ruim para o progresso científico. Sigo sustentando a tese que IA não é a vilã, a verdadeira fonte do mau é a concentração de riquezas e os sistemas totalitários que sustentam a lógica capitalista. E, sim, a questão é que em segundos a Inteligência Artificial está projetando proteínas especializadas que podem melhorar e muito a qualidade de vida na Terra pelas próximas décadas.


A equipe de Biólog@s e Cientistas da Computação, a frente dessa linha, buscam um movimento global de democratização dessa tecnologia, afim de tornar o design de proteínas algo acessível e livre para todos os países. Só espero que esse sonho, não se torne mais uma furada na história, como todas as tecnologias que foram pensadas para serem livres, mas acabaram aprisionadas na lógica ditatorial do lucro.


A verdade é que no último ano houve um boom de proteínas moduladas por IA, com foco nas mais diferentes finalidades médicas – que vão desde uma picada de cobra, até a morte de sepas bacterianas resistentes. A equipe de cientistas revela que muitas proteínas estão sendo construídas em uma velocidade inimaginável, suas utilidades são inúmeras: fármacos, vacinas, nanomateriais, micro sensores, com aplicações múltiplas a serem testadas.


Como isso funciona? Trocando em miúdos, proteínas apresentam a capacidade de se ligar a sítios específicos – uma membrana celular, uma organela, agir em um tipo específico de tecido e interromper reações que levam a quadros patogênicos. A IA é utilizada para armazenar um volume de dados desses sítios que se conectam com doenças, e assim, podem projetar proteínas que vão agir em ligantes específicos, sendo inibidoras, potencializadoras, antagonistas, com estabilidade aprimorada.


Muitas doenças autoimunes, muitos cânceres e até a infecção por vírus e bactérias são mediados por reações proteicas. Se for possível desenvolver uma plataforma de design de proteínas projetadas para agir nessa cascata biológica, muitas enfermidades que hoje causam intenso sofrimento humano desaparecerão em um futuro próximo. Estarmos atentos e atentas a essa possibilidade e reivindicar a democratização dessa tecnologia é um passo importante para nós enquanto sociedade.


FONTE:


Daniel R. Fox, Kazem Asadollahi, Imogen Samuels, Bradley A. Spicer, Ashleigh Kropp, Christopher J. Lupton, Kevin Lim, Chunxiao Wang, Hari Venugopal, Marija Dramicanin, Gavin J. Knott, Rhys Grinter. Inhibiting heme piracy by pathogenic Escherichia coli using de novo-designed proteins. Nature Communications, 2025; 16 (1) DOI: 10.1038/s41467-025-60612-9


Monash University. "In seconds, AI builds proteins to battle cancer and antibiotic resistance." ScienceDaily. ScienceDaily, 11 July 2025. <www.sciencedaily.com/releases/2025/07/250710113152.htm>.


IMAGEM: Centro de Oncologia Campinas

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
SOTEROVISÃO
SOTEROVISÃO

CONHECIMENTO | ENTRETENIMENTO | REFLEXÃO

RECEBA AS NOVIDADES

Faça parte da nossa lista de emails e não perca nenhuma atualização.

             PARCEIROS

SoteroPreta. Portal de Notícias da Bahia sobre temas voltados para a negritude
bottom of page