Motivos para ler Belo Mundo, Onde Você Está



Belo Mundo, Onde Você Está, lançado em 2021, é o terceiro romance de Sally Rooney, jovem escritora irlandesa, também autora de Pessoas Normais - aclamado pela crítica e adaptado para série homônima.


Confesso que não apostava muito na obra, pois tentei ler Pessoas Normais há dois meses atrás e, na época, não engatei no estilo de escrita de Rooney. Acabei deixando o livro de lado e partindo pra outro.


Agora, analisando melhor, penso que o romance que havia finalizado antes comprometeu minha visão, posto que tinha me envolvido demais com a história. Aquele possuía uma linguagem e conceito bem mais fluidos e leves que os da irlandesa.


E como acabei chegando à Belo Mundo e me apaixonando por ele, ao ponto de indicá-lo aqui na coluna? É um mistério! Brincadeira. O que aconteceu foi que a Amazon já tinha me sugerido algumas vezes o livro (por conta de leituras parecidas), mas não dei muita atenção. E claro que pretendia retomar Pessoas Normais em outro momento. Então pensei ser lógico esperar e seguir a cronologia de obras da autora.


Mas, por acaso (ou não), estava passeando por uma livraria no shopping, onde tomaria um café sozinha – algo não muito frequente para uma mãe de filho pequeno, se é que me entende. Me ocorreu, desapontada: Poxa, não tenho nenhum livro aqui na mochila pra acompanhar o meu café, logo hoje!