Green book: forte candidato a melhor filme no Oscar 2019

Viggo Mortensen e Mahershala Ali



Na coluna de hoje, irei falar sobre Green book - o guia . É uma comédia dramática com direção de Peter Farrelly e baseada em fatos reais. Tem ótimas atuações de Viggo Mortensen (Senhor dos Anéis) e Mahershala Ali ( Moonlight). A cinematografia está concorrendo a cinco estatuetas do Oscar: melhor filme, melhor ator principal, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro original e melhor montagem. Ótima leitura!


O filme conta a história do Dr. Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista famoso. O contexto histórico narrado se passa na década de 60, nos EUA. Shirley é um afro americano que foi criado próximo a alta sociedade, e tem um capital cultural bastante refinado. Tony Vallelonga (Viggo Mortensen) é um ítalo-americano de classe média baixa, com modos bastante grosseiros, um jeito malandro e um vocabulário chulo. Shirley contrata Valle como motorista para uma turnê de dois meses ao sul dos EUA, em um período fortemente ainda marcado pela segregação racial. Toda a história é contada na experiência de ambos durante a aventurosa viagem.


Shirley foi criado no norte dos EUA, onde o racismo é menos tolerado, mas, mesmo assim, decide sair da zona de conforto, de um estilo de vida mais cômodo, para conhecer o sul do país, enfrentando todo tipo de preconceito em vários estados, como Alabama, Ohio, Mississipi. Ao longo do filme, ele conta que queria mudar o coração dos racistas mostrando a sua arte.


A crítica a discriminação racial é muito forte. A relação entre um motorista branco e um chefe negro era algo chocante para a sociedade naquela época, pois este não era visto como alguém capaz de ocupar o lugar de um branco. É justamente esses conflitos entre as diferentes posições sociais que geram no telespectador o sentimento de absurdo, injustiça, mal estar. Shirley é julgado pela sua cor, independente de sua posição social ou sua humanidade. O negro vist