ABAIXO A MORTE DE GENIVALDOS!





A morte de Genivaldo de Jesus, pelo Estado brasileiro, pelo braço da Política Rodoviária Federal (PRF), em Aracaju, é mais um sintoma da falência do Estado de Direito. A polícia não existe para matar, mas para defender a população. Essa é a razão de sua existência primária. Quando isso foi esquecido? Ou a gente nunca incorporou essas bases modernas? Se existiu, já foi abandonada aos confins das teorizações liberais.


Mas o que a gente vê, diariamente? Uma necropolítica, um estado assassino, que sentencia à morte os indesejáveis, os descartáveis. Uma verdadeira gestão da morte, como nos ensina Achille Mbembe. A polícia brasileira, infelizmente, é seletiva em suas abordagens diárias. Não é algo incomum. Pobre e preto já são considerados potenciais inimigos do "cidadão de bem", da nação. É o racismo estrutural na veia, juntamente com um espírito de ódio aos pobres (aporofobia).


Quem ainda acredita que aqui reina o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO se ilude, infelizmente. A república brasileira é um projeto inacabado; uma república que despreza os direitos individuais, direitos humanos.


Atualmente, ainda, para piorar, temos uma república que tem um governo e um mandatário reacionário, obcecado por armas, por militares, por valores que desprezam as minorias e a diversidade. Um governo moralmente, intelectualmente e tecnicamente delinquente. Um governo que corrói cada vez mais a democracia, contaminando os órgãos independentes, de Estado. Um governo que tem tesão pela autocracia. Um governo que influencia, sim, em algum grau, a ponta social, os comportamentos diários da base, com práticas autoritárias. Esse "algum grau", meus caros e caras, faz enormes estragos em nossa sociedade, esgarçando todo tecido social. Bolsonaro macula, ainda mais, a já nossa desgatada República.


Que os culpados pelo assassinato de Genivaldo sejam julgados e presos. Devemos nos indignar, e não banalizar o mal. Devemos cobrar. A prática da necropolítica do Estado brasileiro não vai acabar tão cedo, mas pelo menos alguma justiça deve ser feita.


Lamentemos. O buraco é muito grande.


Abaixo a morte de Genivaldos!!!


Link da imagem: https://br.noticias.yahoo.com/arte-em-homenagem-genivaldo-viraliza-205733298.html



27 visualizações0 comentário