COMO CONVERSAR COM CRIANÇAS SOBRE RACISMO E DIVERSIDADE
- Manuel Sousa Junior
- 1 de mai.
- 2 min de leitura

Chegou o livro com dicas valiosas para uma educação antirracista e com diversidade para evitar que os preconceitos estruturais da sociedade sejam incorporados no repertório da sua criança por meio da subjetividade.
Esta é uma obra para todas as pessoas que possuem contato com bebês e crianças de até cerca de 10 anos de idade. Como conversar com crianças sobre racismo e diversidade é um livro que inicia com um resgate histórico sobre a constituição da raça no país, mostrando como nosso povo foi constituído, seguido de uma breve história da branquitude e de como o racismo foi legitimado no Brasil. Entender essas questões é fundamental para que se possa falar de racismo e diversidade com as crianças.
A subjetividade e o exemplo são abordados na sequência como um ponto chave para a aprendizagem infantil. Em seguida, o conceito de diversidade foi discutido em sua amplitude, bem como a problematização do mimimi e da dor das pessoas que sofrem os mais variados tipos de preconceito. Na sequência, é apresentado o capítulo que demonstra formas de como colocar a diversidade, o antirracismo e a inclusão na rotina da sua criança a partir de exemplos de brinquedos, filmes/desenhos animados, livros e muito mais.
O ponto alto do livro vem com o capítulo que traz algumas dicas no que se refere a como conversar com as crianças sobre racismo e diversidade e um recado para educadoras e educadores. O livro finaliza com um epílogo que problematiza um importante debate sobre as obras de Monteiro Lobato e outros clássicos racistas na atualidade e o porquê essas obras não devem mais ser lidas por nossas crianças.
O autor Manuel Sousa Junior é doutor em educação, historiador, pesquisador, professor, colunista do Soteroprosa e pai de uma menina de 5 anos. Buscou trazer um tema que sempre é dúvida para os pais, mães e responsáveis.
O livro tem o tamanho de 14x21cm, possui 134 páginas e pode ser adquirido com o autor por meio do instagram @debateracialpolitico
Boa leitura!
Livro perfeito !! Parabéns