top of page

O LUGAR, O TEMPO E OS ORIGINÁRIOS: Breve ensaio sobre os povos indígenas na sociedade brasileira - Parte I

há 9 horas
6 min de leitura
“A “única história cria estereótipos. E o problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem uma história tornar-se a única história.” - Chimamanda Adichie.

“É uma tristeza, eu diria, o que está acontecendo [...] que é a desvalorização dessas tradições [autóctones]. O Brasil ainda não sabe conviver com os nossos povos, o Brasil ainda não aprendeu a olhar esses povos como uma riqueza, uma riqueza imaterial, porque infelizmente é um país que dá muito valor ao material e muito pouco valor ao imaterial, ao simbólico e os indígenas ainda têm muito simbolismo para ensinar ao Brasil”. - Daniel Munduruku. Entrevista para a CNN Nosso Mundo #18

O ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, realizou uma visita institucional à Universidade Federal da Bahia (UFBA) na segunda-feira, dia 14 de setembro de 2026. No Palácio da Reitoria, ele foi recebido pelo reitor João Carlos Salles e pela vice-reitora Jamile Borges.
O ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, realizou uma visita institucional à Universidade Federal da Bahia (UFBA) na segunda-feira, dia 14 de setembro de 2026. No Palácio da Reitoria, ele foi recebido pelo reitor João Carlos Salles e pela vice-reitora Jamile Borges.

Já estamos na metade da década de 2020 e os brasileiros não estão lá com muitas respostas. Estamos saídos (?) de uma crise que começou política e moral, se tornou sanitária, abarcou uma onda de conservadorismo reacionário que (espelhando suas contrapartes em outros países democráticos e/ou emergentes) não foi contornada, nem mesmo após derrota de seus representantes nas eleições para o Executivo. Talvez a melhor maneira de sintetizar o quadro seria dizer que, como brasileiros, não estamos nos sentindo representados pelas lideranças atuais, tampouco capazes de responder um punhado de perguntas essenciais para o rumo de nossa experiência compartilhada. Uma delas seria “qual o lugar dos povos indígenas na sociedade brasileira?”.


Perguntar o lugar dos povos indígenas na sociedade brasileira se trata de uma pergunta essencial, sabendo que os povos estão em um nível de mobilização e de visibilidade maior do que havia poucas décadas atrás, ao mesmo tempo que continuam sendo alvo de crítica (ou mesmo de ataque) constante da recente onda conservadora do Brasil, sobretudo em discursos sobre terra e trabalho que espelham visões cruas de funcionamento da sociedade. De uma forma geral, a percepção dos não-indígenas em relação aos indígenas é fortemente prejudicada pela imagem que é construída em relação a esses últimos, visto que a educação básica e a representação midiática continuam apegadas a “retratos do primeiro contato”, onde indivíduos indígenas pendem no limiar entre “bons selvagens” a serem salvos e “maus selvagens” que servem de obstáculos aos projetos da sociedade abrangente.


Nesse ponto, é importante elencar o conceito de racismo para se referir à discriminação sofrida pelos povos indígenas, com Núñez Longhini (2021) pontuando a invisibilização das questões raciais indígenas e hiperfixação no conceito de “outridade”, as quais desacreditam a identidade dos povos indígenas, muitas vezes ignorando suas dinâmicas urbanas, interracialidade de suas trajetórias, entre outros pontos. A situação mais ilustrativa trazida pela autora (pertencente à nação Guarani) foi uma gravação política de abril de 2020, na qual o então ministro da Educação Abraham Weintraub declarou: (sic) odeio o termo “povos indígenas”, odeio esse termo (...) pode ser preto, pode ser branco, pode ser japonês, pode ser descendente de índio, mas tem que ser brasileiro, pô! Só tem um povo nesse país (sic). Enquanto é possível debater sobre como esse discurso reflete um governo ultraconservador que, pelo menos em comparação a outros governos do Brasil redemocratizado, foi abertamente hostil aos direitos dos povos e comunidades tradicionais, se torna indispensável trazer esse trecho como gancho geral, tendo em mente como as interpretações corrente das vivências indígenas podem obstruir ou contribuir com suas demandas.


Aproveitando esse equívoco (mais enraizado do que gostaríamos de admitir) em negar identificação aos povos indígenas, podemos traçar as configurações específicas das colonizações das Américas em suas particularidades. Em comparação a muitos povos, o racismo contra os povos indígenas no Brasil se caracteriza por um constante estado de negação, na qual a imagem de “indígena puro” ou “isolado” é vista como um padrão distante e paradoxalmente, o indígena deixaria de ser visto como tal a partir do momento em que o abandonasse, quer pelo uso de línguas que não a própria, quer pelo deslocamento para territórios que não seu originário, quer por relações de contato que mantenha com não-indígenas, muito embora tenha se reeditado e se reconfigurado em diversos contextos, como a “Marcha para o Oeste” da Era Vargas e a expansão do desenvolvimentismo econômico durante a Ditadura Militar (1964-1985). Em última análise, a persistência dos “retratos do primeiro contato” impede a compreensão dos indivíduos indígenas como dotados de agência, capazes de demonstrar nuances e de gerar própria cultura e história. Esses moldes equivocados podem repercutir em particular crueldade quando se lembra que, no Brasil e em muitos outros países como a Colômbia, a Argentina, os povos indígenas não viveram simplesmente intercâmbio cultural voluntário: também precisaram migrar ou se adaptar devidos a episódios violentos. A restrição da identidade indígena frequentemente interessa à negação de seus mundos possíveis.


Antes de me voltar ao caso brasileiro e destrinchá-lo com mais detalhes, trarei uma referência à obra “O Despertar de Tudo (2022) de David Graeber e David Wengrow, conhecida por adaptar para a linguagem dos best-sellers debates de ordem antropológica e histórica que são pouco ortodoxos, porém necessários. Em especial, os autores revisitam diversos intelectuais europeus que debateram as culturas das Américas entre os séculos XVI e XVIII, trazendo também representantes de povos indígenas de então que mantiveram contato com os colonos europeus (como iroqueses dos Grandes Lagos).


Através de registros históricos que vão desde os jesuítas até os líderes indígenas que travaram debates (às vezes de forma desafiadora) às diferenças entre culturas nas margens opostas do Oceano Atlântico, Graeber e Wrengrow se dedicam a um esforço conjunto de renovar a apresentação intelectual de culturas em locais e épocas muito diferente dos “epicentros ocidentais” que constituem referência nos dias de hoje. Citam, inclusive, Helena Valero (p.161) quando esta enfatizou que os ianomâmis são “pessoas como qualquer outras, perspicazes e confusas na mesma medida. Vale lembrar que, enquanto Valero não é uma intelectual acadêmica, apresentou uma posição de epistemologia única por ser uma jovem brasileira branca, mas criada jovem dentro dos costumes do povo ianomâmi entre 1930 e 1956 (datas aproximadas) e mesmo retornando à sua família biológica, não se adaptou à lógica social que encontrou, preferindo o modo de vida de sua família adotiva.


 A consequência mais sólida desse esforço ensaístico, no caso desses autores, foi sistematizar registros de povos indígenas nas primeiras décadas de colonização americana, os trazendo como capazes de construir dinâmicas sociais, pensamento e organização. Capazes de trazer pontos de vida próprio sobre a existência humana que inclusive, influenciou pensamentos frequentemente associados a uma “essência europeia” ou “essência ocidental”, como o Iluminismo ou as relações homem-natureza. Tomando o cuidado de não idealizar os povos e comunidades tradicionais como “elevados”, a apresentação de pensamento autóctone e de formas de “política para além do Estado” se torna um esforço vital dos antropólogos para entender a diversidade nas formas de se fazer cultura, no exercício do livre arbítrio e nas possibilidades diversas de se influenciar e de ser influenciado, como parte de uma cultura. Por agora, contudo, é mais importante conduzir esse argumento para a perpetuação de preconceitos, os quais, no espaço do imaginário coletivo, acabam negando a capacidade de muitas culturas se entenderem como geradoras de pensamento.


Agora falando da repercussão dos estereótipos contra os povos indígenas no Brasil e da maneira como esses estereótipos prejudicam a compreensão efetiva do país, é importante apresentar algumas de suas manifestações, as referenciando como preconceitos de grande carga simbólica. Esse será um esforço que tecerá argumentos a partir da História, da Antropologia e de estudos educacionais, considerando ainda as perspectivas trazidas por figuras indígenas brasileiras que se destacaram no debate público.


 Nesse contexto, é importante trazer o histórico de educação dos povos originários. Sabendo que a educação indígena pode ser definida como o processo de transmissão de conhecimento dentro de uma comunidade autóctone, especialmente quando segue a experiência local e suas demandas específicas. Tradicionalmente, a educação indígena está associada aos círculos de convivência comunitária e à sobrevivência do grupo, embora tenha passado a conviver com a instituição escolar, nem sempre de maneira harmoniosa. Em grande parte de sua história, a busca por educação dos povos autóctones refletiu sua busca por espaço e relação mantida com a “sociedade abrangente” (Anderson, 2008, p. 26-34), conceito aqui usado para se referir à comunidade imaginada que se impõe como a dominante através de uma identidade cultural. Mesmo que os povos indígenas frequentemente enfrentem problemas (de infraestrutura, de administração, de permanência) comuns a outras parcelas da população brasileira que dificultam a efetivação de uma educação de qualidade, o enfrentamento desses desafios também precisa respeitar a identidade cultural e dos povos, evitando aquilo que Angelis (1999) se referiu como “ditadura da escola”.


Dentro do tema da educação indígena, a “ditadura da escola” pode ser sistematizada como a confusão recorrente entre a educação oferecida pela escola e a educação num sentido mais amplo, daquilo que é trazido como conhecimento em campos diversos e em muitas culturas ameríndias, se associa à territorialidade e às tradições locais, muitas vezes transmitidas pela convivência com as “bibliotecas vivas” representadas pelas lideranças e figuras mais respeitadas. Essa é uma realidade que até hoje entra em choque com a imposição da escola como monopólio do conhecimento, processo no qual se costuma enxergar a diversidade de saberes nas sociedades não-ocidentais, como elementos a serem absorvidos pelo currículo escolar, ignorando que o conhecimento agrícola e narrativo, por exemplo, não precisa da escola para serem transmitidos à comunidade (D’Angelis, 1999). Segundo Evangelista dos Santos, Silva Martins e Maria Saraiva (sem data) a educação formal indígena tem como principal desafio atual, trazer interculturalidade em sua sistematização, reforçando as especificidades dos povos sem que a base nacional comum deixe de ser seguida.


    (Fim da primeira parte)


________________________________________________________________




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page