"Se Algo Acontecer… Te Amo". Um curta que vai te fazer chorar


* Por Ana Caroline Alcoforado


Como uma assídua telespectadora da Netflix - não querendo fazer jabá - estava a procura de um filme para assistir e assim poder fazer a crítica pra vocês. Pensei em rever um filme, mas ao pesquisar no catálogo, me deparei com o curta-metragem que acabou de ser lançado, que tem feito bastante sucesso, e decidi assisti-lo. Simplesmente me impressionei. Como um curta-metragem de apenas 12 minutos me fez sentir algo inexplicável, um sentimento estranho e, consequentemente, o choro? Não me debulhei em lágrimas, mas caiu uma sim.

Com direção de Michael Govier e Will McCormack, elenco de “This is Us”, “Se Algo Acontecer… Te Amo” conta a história de como um casal enfrenta o luto após ter perdido a filha em uma chacina na escola nos EUA. A produção não possui diálogos e seus traços são bem simples, quase como um esboço. O que não desmerece em nada no filme, pois com sua trilha sonora bem pensada consegue te emocionar da mesma forma.


No começo você não entende nada, somente vê dois adultos tristes e vazios. Mas ao longo dos seus 12 minutos, ele vai passando pelas lembranças de uma maneira avassaladora. O passado e presente se misturam em imagens tomadas por risos infantis, músicas e um espírito familiar reconhecível.

Mostrando o sentimento de impotência e imprevisibilidade dos fatos, a animação trabalha as lembranças dos pais do dia ocorrido, por meio das sombras, que basicamente narram através de gestos e expressões os pensamentos e sentimentos dos personagens.

São poucos os filmes que me fizeram chorar ao longo dessa minha pequena vida, digo pequena porque só tenho 30 anos, ainda tenho muita coisa para se viver. Posso até parecer pra você que sou coração de pedra, mas é que, na verdade, cada um é tocado de uma forma diferente.

O filme é lindo, mesmo não tendo cores ou falas, ele definitivamente consegue passar todo, de uma maneira simples e sensível, um sentimento inexplicável da perda de um filho que um pai possa ter.

“Se Algo Acontecer… Te Amo” é um curta belíssimo, que vale muito a pena ver e tenho certeza que vai te fazer chorar