ÂNGELA, UMA MOÇA SEM RECATO
- Carlos Henrique Cardoso

- 8 de set.
- 2 min de leitura

Corria o ano de 1972 e Caetano Veloso gravava o disco “Transa” , em Londres, quando foi informado que uma uma jovem carioca, filha de baiano, estava trabalhando como faxineira num hospital da capital inglesa, e tocava na noite londrina. Glauber Rocha conhecia o pai dessa moça e a indicou pra participar de uma faixa desse disco. E ela tocou gaita na música “Nostalgia”. A partir daí, foi um pulo para uma carreira artística de quase 50 anos. Essa moça sem recato, partiu desse mundo, no dia 8 de setembro, aos 75 anos, sem hora marcada. Assim como as canções, como as paixões, e as palavras...
Ângela Maria Diniz Gonçalves, a Ângela Rô Rô, foi uma incendiária musical. Sem freios, desacatando autoridade (e se dando mal), fez de sua voz rouca e seu piano instrumentos de dores de cotovelo e muita, mas muita bebedeira. Amava como criança, mas entrava na dança, quando embriagada. Cachaceira inveterada, compôs o hino dos bebuns “Meu Mal é a Birita”, que transformava algo ruim em coisa boa. A balada agora é da arrasada, pois assim está grande parte de seus fãs.
Nunca se casou oficialmente, e deve ter passado muito tempo sozinha, pra saber o valor de um simples carinho. Se assumiu lésbica ainda nos anos 1970 - período terrível pra um homossexual - e revelou um romance com a também cantora Zizi Possi, uma relação conturbada, até mesmo com denúncias de agressão física. Deixou a birita nos anos 1990, reconhecendo que tinha ido longe demais no goró...
Frejat, certa vez, contou que a canção “Malandragem” teria sido composta por Cazuza para ela cantar. Porém, declinou do convite: “Vou fazer 40 anos e vou cantar ‘quem sabe ainda sou uma garotinha, pô!’. Uma rebelde que nem ela, Cássia Eller, acabou gravando. Em 2021, anunciou que estava namorando uma garota de 21 anos, quando já estava com 72. Não era mais uma garotinha, mas era poeta e aprendeu a amar!
Apresentou o programa “Escândalo” no Canal Brasil, onde recebia muitos convidados, a maioria, colegas da música. Há poucos anos, anunciou aos quatro ventos que estava sem dinheiro, pedindo arrecadação nas redes sociais, pois estava na merda, após levar um tempão sem novidades, meio sumida. Que você sumiu, eu sei, não precisávamos saber aonde você escondia sua imensa dor. Agora, foi embora depois de virar, revirar, quebrar e tossir, até ficar bem russo.
Ide em paz, Rô Rô! Tola foi você, ao nos abandonar, desprezando tanto amor que tínhamos a dar. Entendemos que já cumpriu seu papel de impulsiva, portanto, doce irmã, o que você quer mais?? Abre o coração, deixa o sol nascer!
Deixa o sol nascer, lálaiá.......
FONTE:
https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/angela-ro-ro-era-casada-e-tinha-filhos-saiba-mais-sobre-a-cantora/#:~:text=Antes%20disso%2C%20em%202021%2C%20Ro,de%2021%20anos%20%C3%A0%20%C3%A9poca.
IMAGEM: Portal 365 Canções Brasileiras



Comentários